O Cerrado pede socorro!

®Matheus Souto
®Matheus Souto

O cerrado é o segundo maior bioma brasileiro, sendo superado em área pela Amazônia. O termo Cerrado é utilizado para caracterizar o conjunto de ecossistemas, savanas, matas, campos e matas de galeria que ocorrem no Brasil central.

 

Este bioma possui a mais diversidade savana tropical do mundo. Este apresenta uma grande diversidade de habitats e alternância de espécies, sendo que o número de plantas vasculares é superior aquele encontrado na maioria das regiões do mundo: plantas herbáceas, arbustivas, arbóreas e uma ampla diversidade de espécies de cipós. Não somente a variedade de espécies da flora local, mas a diversidade da fauna também é relevante, mamíferos, aves, peixes,  repteis e anfíbios apresentam diferentes taxas de endemismo neste bioma. Além disso, o cerrado abriga nascentes dos rios Araguaia, Tocantins, São Francisco, Paraguai, Paraná e Prata, as bacias hidrográficas mais importantes do Brasil.

 

Com a expansão agrícola e a intensiva exploração local de produtos nativos, o cerrado está perdendo diversidade biológica, algumas espécies estão ameaçadas de extinção, acarretando um desequilíbrio tanto ambiental quanto econômico, porque algumas populações dependem do comércio de plantas nativas, como a mandioca, a maior fonte de alimentos para as pessoas que vivem neste local, e não somente para o subsídio de alimentos, mais para a utilização de plantas medicinais e ornamentais.

Comunidades indígenas, quilombolas, caboclos e quebradeiras de coco, fazem do cerrado sua moradia, o conhecimento de todas essas culturas é fundamental para a conservação do meio ambiente e para a pesquisa científica.

 

A necessidade de conservação do cerrado se torna imprescindível, como citado a cima, esse bioma possui uma grande diversidade biológica que poderá ser estudada em prol da humanidade, alem de portar as principais nascentes que moldam as bacias hidrográficas do Brasil. O desenvolvimento econômico gerado pelas expansões agrícolas e a extensiva pecuária no cerrado, deverá amenizar a utilização desse bioma, tendo sempre em mente um desenvolvimento sustentável e conscientização sobre a importância de preservação desse bioma. O governo deve investir em leis de preservação mais eficazes, que visam manter uma área relativamente grande para a conservação da biodiversidade, indispensáveis para as relações ecossistêmicas.

 

Texto de: Stephanie Rezende e Matheus Souto

Fotos: Matheus Souto no Parque Estadual do Rola Moça - MG

Vamos falar do Cerrado?

"Vamos falar do Cerrado" é um blog destinado à publicação de informações relacionadas ao Bioma Cerrado, contendo como postagens: textos, vídeos, comentários, reportagens, entre outros. Vale à pena acompanhar! 

 

O blog foi desenvolvido por Paulo Gaio, estudante de Ciências Biológicas da PUC Minas. Para mais informações, acesse o link abaixo: