Nosso trabalho relacionado à produção de uma história em quadrinhos para a aplicação na escola Benvinda Pinto Rocha se iniciou em um pequeno debate com a nossa orientadora, Prof. Izabella Scalabrini, que nos informou sobre a existência de um projeto chamado “A Carta da Terra”, pedindo para que tomássemos consciência sobre os temas abordados nesta, e produzíssemos então nossa história, relacionando-a ao foco principal: a Arnica, seu uso e estado de risco.
Após uma pesquisa prévia, realizamos a primeira parte prática do projeto: Uma visita à escola em questão. Neste encontro conversamos com uma das salas do ensino fundamental de forma tranquila e divertida, investigando sutilmente os gostos e nível cultural dos mesmos, para que assim pudéssemos concluir de que forma deveríamos abordar o conjunto de temas desejados.
Desta forma, deduzimos em conjunto que a temática de “Aventura Medieval” seria uma boa escolha para formar o contexto do nosso conto, conclusão que nos permitiu iniciar nossas pesquisas relacionadas às temáticas a serem abordadas, como, no sentido teórico, características das plantas a serem retratadas, taxonomia das mesmas e conhecimentos gerais relacionados, incluindo os usos populares da Arnica. E no sentido morfológico da história, pudemos decidir quais seriam os personagens que definiriam o enredo, produzindo seu design, personalidade e papel.
Criamos então uma história de ficção, cujas características da realidade se apresentavam curiosamente verossimilhantes. Passou-se em um lugar formado por dois reinos: O reino dos homens e o reino da natureza. Dentre todos os desentendimentos acontecidos entre ambos, uma pequena mensageira, A arnica, é enviada pela natureza para levar à humanidade um recado pacífico, a própria Carta da Terra. Este se deu como o nosso modo de introduzi-la de forma leve para os leitores. Coincidentemente, os valores tratados neste projeto correspondiam muito bem aos valores necessários para a preservação não só da Arnica-Mineira, mas de todo o meio ambiente, nos permitindo assim fazer uma boa associação entre os dois, tendo como resultado um bom enredo e uma história agradável e informativa.
Autores: Wagner Borges e Letícia Chagas
Orientadora: Professora Isabella Scalabrini