Arnica Mineira: importância medicinal, comercialização e preservação. 

          A Arnica é utilizada com frequência pelo seu efeito medicinal, devido às substâncias derivadas de seu metabolismo secundário. Estudos científicos mostram e apontam para determinados cuidados com relação à coleta e utilização, pois há equívocos quanto ao uso excessivo e aplicações da planta como erva medicinal. O uso indiscriminado e sem acompanhamento de um profissional especializado, pode causar danos “irreversíveis” à saúde devido a substâncias tóxicas produzidas. Outro fator que tem trazido preocupação aos pesquisadores é o extrativismo e coleta ilegais da planta. Considerando os aspectos citados, o documentário sobre a Arnica foi produzido com o objetivo de dar visibilidade ao uso e comercialização da Arnica Mineira.

         O documentário foi realizado no Parque Estadual da Serra do Rola Moça, na fundação Zoo-Botânica de Belo Horizonte e na cidade de Itabirito durante o mês de Maio. Foram colhidos relatos de especialistas na área de Botânica, farmacêuticos, comerciantes, raizeiros, curandeiros que se valem da Arnica em e para os seus trabalhos e pesquisas.

         As entrevistas feitas com especialistas revelam a importância dos estudos nas áreas de Taxonomia e Biologia Reprodutiva, com a intenção de ampliar o conhecimento da bionomia da Arnica, sempre com vistas à sua  conservação. É fulcral salientar a importância dos estudos bioquímicos da espécie para consolidar o uso adequado da planta e descobrir novas substâncias que possam beneficiar a saúde dos seres humanos.

     O documentário também traz entrevistas com curandeiros, raizeiros e conhecedores da planta e comerciantes que mostram o manejo da Arnica na população, abordando temas culturais e históricos da mesma.

         Em virtude de todos os relatos presentes no documentário, foi possível perceber os desafios enfrentados na pesquisa com a L. pinaster, nas áreas de taxonomia, ecologia, etnobotânica, fitoquímica.

.

Fotos por: Débora Capucci e Pedro Igor M. Viana