A Myrcia tomentosa dentro do gênero é uma das espécies mais amplamente distribuídas, havendo ocorrência desde a América central até o sudoeste do Brasil. A ocorrência da goiabinha no Brasil se concentra na região de Goiás, Minas Gerais, São Paulo e Mato Grosso do Sul. Sua dispersão é bastante descontínua e irregular.
A mata PUC Minas campus Coração Eucarístico da foi dividida em quatro quadrantes, sendo analisados inicialmente os dois quadrantes do lado leste e posteriormente o lado oeste. As goiabinhas foram georreferenciadas através de posicionamento via GPS e demarcadas através de fita zebrada. Os dados coletados em campo juntamente com os dados obtidos a partir do processamento digital de imagens de satélites foram armazenados e manipulados no software ArcGIS 10.3 e materializados na forma de mapas temáticos (Figura 1). Os resultados obtidos indicam que as goiabinhas se localizam em maior quantidade na região próxima ao museu da PUC Minas.
Autores: Carolina Dellaretti, Bruna Guerra, Otavio Henrique, Helena Lott, Karen Veloso, Camila Marri , Larissa Chaves e Laura Aquino.
Orientador: Professor Jorge Batista