goiabinha e a Cartografia

A Myrcia tomentosa dentro do gênero é uma das espécies mais amplamente distribuídas, havendo ocorrência desde a América central até o sudoeste do Brasil. A ocorrência da goiabinha no Brasil se concentra na região de Goiás, Minas Gerais, São Paulo e Mato Grosso do Sul. Sua dispersão é bastante descontínua e irregular.

 

A mata PUC Minas campus Coração Eucarístico da foi dividida em quatro quadrantes, sendo analisados inicialmente os dois quadrantes do lado leste e posteriormente o lado oeste. As goiabinhas foram georreferenciadas através de posicionamento via GPS e demarcadas através de fita zebrada. Os dados coletados em campo juntamente com os dados obtidos a partir do processamento digital de imagens de satélites foram armazenados e manipulados no software ArcGIS 10.3 e materializados na forma de mapas temáticos (Figura 1). Os resultados obtidos indicam que as goiabinhas se localizam em maior quantidade na região próxima ao museu da PUC Minas.

Figura 1: Mapa temático da mata da PUC Minas, com a localização da Myrcia tomentosa.
Figura 1: Mapa temático da mata da PUC Minas, com a localização da Myrcia tomentosa.

Autores: Carolina Dellaretti, Bruna Guerra, Otavio Henrique, Helena Lott, Karen Veloso, Camila Marri , Larissa Chaves e Laura Aquino.

Orientador: Professor Jorge Batista

Referências Bibliográficas

  1. AGROLINK. Sensoriamento Remoto. Disponível em: <http://www.agrolink.com.br/georreferenciamento/SensoriamentoRemoto.aspx>. Acesso em: 22/05/16.
  2. ATLAS AMBIENTAL. Espécies principais de arvores. Myrcia tomentosa (Aubl.) DC. Disponível em: <http://ceapla2.rc.unesp.br/atlas/esp_myrcia.php> . Acesso em: 22/05/2016.
  3. BRASIL ESCOLA. GPS – Sistema de Posicionamento Global. Disponível em:< http://brasilescola.uol.com.br/geografia/gpssistema-posicionamento-global.htm>.  Acesso em: 22/05/16.
  4. BÜNGER, MARIANA. Myrtaceae na Cadeia do Espinhaço: A flora do Parque Estadual do Itacolomi (Ouro Preto/Mariana) e uma análise das relações florísticas e da influência das variáveis geoclimáticas na distribuição das espécies. Dissertação (mestrado) - apresentada ao Instituto de Ciências Biológicas da UFMG. Belo Horizonte, 2011.
  5. STANDNIK, ALINE ; OLIVEIRA, MARLA; ROQUE, NÁDIA. flora da familia myrtaceae na serra geral do municipio de licínio de almeida, bahia, brasil. Universidade federal da Bahia. 64º congresso nacional de botânica. Belo Horizonte, 2013.