Myrcia tomentosa (Myrtaceae) é encontrada em florestas semi-desciduas e savana. No cerrado, essa espécie acaba prejudicando o crescimento de outras plantas ao seu redor, indicando a presença de substâncias alopáticas que interferem no desenvolvimento de outras espécies no entorno da planta.
O mosquito da dengue conhecido como Aedes Aegypti é o responsável pela transmissão dessa doença que causou uma grande preocupação na população recentemente por transmitir também o Zika vírus.
O trabalho consistiu em testar o óleo essencial encontrado nas folhas da M. tomentosa como um larvicida com finalidade de ajudar a combater esse vetor. A coleta das folhas foi realizada na matinha da PUC – Minas.
Após a extração do óleo essencial, o mesmo foi testado em larvas do A. aegypti. Por serem leves, os óleos essenciais ficam concentrados sobre a camada de água, podendo ser facilmente separados.
Após a extração obtivemos um composto denominado “água florada”, que apesar de não serem óleos essências puros mostraram que após a aplicação do mesmo nas larvas, as mesmas morreram em 24 horas.
Autores: Brenner Coimbra, Camilo Soares, Daniel Moreira, Gustavo Brandão, Iago Sampaio, Lucas Ribeiro
Orientadora: Alzira Cecílio